Pastor

CRESCIMENTO E GRATIDÃO

Admin 20 de dezembro de 2023

Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15)

Por Pastor José Maria Soares de Carvalho*

O crescimento e a gratidão são duas preciosas virtudes necessárias aos servos do Senhor e caminham lado a lado, fortalecendo-os na fé e os aproximando de Cristo a cada dia.

No texto em epígrafe, escrito pelo grande Apóstolo Paulo, ele encoraja os seus leitores a crescerem em tudo nAquele que é a cabeça, que é Cristo. Aqui a orientação é no sentido de que os cristãos busquem continuamente o amadurecimento espiritualmente, conhecendo mais a Bíblia Sagrada e aplicando-a em todas as áreas da vida humana. Quando há um crescimento na fé, é perceptível a transformação integral proporcionada por Deus, de modo que o crente é capacitado para enfrentar os desafios com coragem e confiança.

Quando se refere ao crescimento espiritual, com reflexo nas demais áreas, é importante compreender que ele não se firma somente na individualidade, mas alcança a comunidade onde o crente está inserido. Em Hebreus 10. 24-25, lemos o seguinte: “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”. O ideal bíblico, cristão aclarado nessa instrução, é que, na medida em que o cristão vai crescendo perante o Senhor, ele é chamado para edificar e encorajar aos demais domésticos na fé. Esse é um processo que se consolida quando há o compartilhamento de experiências saudáveis de vida com Deus e conhecimentos espirituais, resultando na ajuda mútua para a efetividade do amor e serviço cristão. Portanto, retroceder não é uma opção, segundo se percebe nesse texto! O crente ao ser provado deve lutar com oração, jejum, deixando-se ser conduzir pelos princípios da Palavra de Deus, tomando posse da sua posição como promotor do Reino de Deus e promovendo o seu crescimento e da comunidade onde serve.

Nesse embalo maravilhoso da vida cristã, crescendo na graça e conhecimento do Senhor e sendo produtivo na Igreja, é válido citar uma virtude áurea que muitos possuem: gratidão! O ato de agradecer deveria surgir naturalmente, reconhecendo a bondade, o amor e a provisão de Deus, bem como aos instrumentos que Ele movimentou para tornar tudo possível. Em Colossenses 3. 15, o escritor sacro roga para que a paz de Cristo conduza a vida dos seus leitores em todas as decisões e orienta que sejam agradecidos!  É nobre reconhecer a ajuda de alguém em momentos difíceis!

Crescer e agradecer! Essa é reflexão aqui proposta neste singelo texto. Oremos para que o Espírito Santo nos conduza de modo a não perdemos de vista tudo quanto o Senhor, nosso Deus, nos proporcionou… E. claro, os instrumentos que Ele usou para tanto: família, amigos, irmãos de fé, líderes, patrões, pessoas que sequer eram conhecidas ou próximas. Deus sempre usa alguém!

Conclui-se com a leitura de 1 Tessalonicenses 5:18: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Olha só! Em toda as circunstâncias o cristão deve ser grato! Até mesmo nos momentos de provações, pois eles ajudam a promover o crescimento integral, e o leva a ampliar as suas perspectivas corretas, confiando mais no Senhor. Portanto, seja grato, SEMPRE!!!

___________

Pastor José Maria Soares de Carvalho, Dirigente da Congregação do Jardim Eldorado – IAD-ELDORADO, no Campo de Gurupi/TO

Parceiros