Pastor

LOUVE AO SENHOR!

Admin 13 de janeiro de 2024

Jose Maria Soares de Carvalho*

Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre” (Sl 136.1)

 

 

 

A palavra do Senhor nos faz compreender que fomos criador pelo Eterno para louvor da sua graça ( Ef 1.6, 12, 14). A glória de Deus deve ser refletida através de cada um de nós, pois fomos chamados para fazer a diferença em um mundo conturbado e encardido pelo pecado. O propósito de Deus foi nos tornar uma comunidade sacerdotal (Ex 19.4-6; 2Pe 2.9; Ap 1.6), a fim de sermos o instrumento através do qual seu plano salvífico seja levado a efeito (At 1.8; 2Co 5.18b). Para o fiel cumprimento de todos os propósitos do Senhor, devemos cultivar o hábito da adoração! E é sobre isso que o versículo que citei nos mostra. Trata-se de um convite para louvar ao Senhor, reconhecendo que Ele é bom e que Sua benignidade é eterna.

 

O Salmos 136 é de louvor coletivo, e talvez tenha sido escrito no período do exílio babilônico ou posterior a este evento. Tempo em que o povo de Deus enfrentava as mais duras aflições. Seu escritor é desconhecido, mas, sabemos que o autor deste Salmos, certamente, é o Senhor, haja vista ser Ele o autor de toda a Bíblia Sagrada.

 

O versículo primeiro, que citamos acima, é um chamado público, onde somos convocados para adorarmos ao Senhor… A bem da verdade, adorar a Cristo é dever de todos nós, seus servos, que fomos alcançados por seu infinito amor (Jo 3. 16). Não faltam motivos para louvarmos a Jesus! Imagine quantas coisas boas nos acontecem diariamente! Isso tudo é fruto de um amor que excede todo entendimento, que nos enche da plenitude de Deus e que não conseguimos definir com as nossas palavras nem mensurar (Ef 3.17-19).

 

Meu irmão e minha irmã em Cristo, Louvemos ao Senhor!

 

Louvai! O sentido bíblico categórico é de adoração, celebração e exaltação ao Senhor, o autor da vida! E Senhor, Yahwer ou Jeová, é o nome pessoal de Deus, que revela a sua soberania e, claro, o seu relacionamento conosco nos fazendo beneficiários da sua graça em Cristo (Tt 2.11). Ele nos proporciona tais benefícios porque Ele é bom (Naum 1.7) e quando o salmista assim se expressa, devemos entender que o termo não se refere ao um discurso meramente retórico para salientar a virtude de alguém diante de uma plateia. Ele está se referindo à real bondade de Deus, a sua soberania, generosidade e que Ele, Deus, é a fonte de tudo que é bom e perfeito.

 

Tem uma canção, interpretada pela cantora Cassiane, cuja letra inspira-nos louvar a Deus mesmo nas adversidades. A estrofe diz: “tá chorando, louve precisando, louve, tá sofrendo, louve, não importa, louve, seu louvor invade o céu”. Esse hino ainda cantado nas Igrejas, foi e é instrumento de Deus para despertar e provocar ao encorajamento na fé, assim como a busca da ajuda do Senhor, simplesmente louvando, adorando ao Eterno! Cristo continue usando seus servos na face da terra, assim como usa a cantora Cassiane nesse clássico pentecostal.

 

Pois bem, concluo minha breve reflexão, incentivando você mais uma vez para louvar sempre ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre! A benignidade, meu irmão e minha irmã, é a palavra que podemos entender pela manifestação da graça, da bondade, do amor, da misericórdia e do constante cuidado do Senhor para conosco e que não é temporário, mas dura para sempre, ou seja: é eterna. É para sempre. É inesgotável…Glória Deus!!! Portanto, louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre” (Sl 136.1). Esse é o convite para mim e para você, que devemos atender como resposta de gratidão, adoração e confiança em Deus, que nos sustenta e nos guia com Seu amor incondicional.

______

*Pastor, dirigente da congregação da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira, Campo de Gurupi/TO, no Jardim Eldorado, em Gurupi/TO

Parceiros