BIOGRAFIA MINISTERIAL
Gurupi – Tocantins
Antônio Baltazar Cardoso de Oliveira iniciou sua vida cristã quando converteu-se em 23/12/1977, sendo batizado nas águas em 05/5/1978.
Recebeu o batismo com o Espírito Santo em 15/8/1979, tendo iniciado o seu ministério eclesiástico no ano de 1981, aqui mesmo, na cidade de Gurupi (TO).
Foi aqui na Assembleia de Deus em Gurupi (TO) que foi consagrado ao diaconato em 15/3/1981, ao presbitério em 20/10/1984. Ordenado ministro do evangelho, na função eclesiástica de evangelista em 23/9/1987, e como pastor em 07/5/2000, pela Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – CONAMAD.
Com uma humildade e diligência que lhe são peculiares, o pastor Baltazar é um verdadeiro exemplo de vida e de conduta cristã. Sempre deixou sua marca no coração das pessoas que o Senhor Jesus lhe comissionou para pastorear.
Vale ressaltar, que ao atender ao chamado de Deus para ser pastor de ovelhas, decidiu abrir mão de suas duas empresas em pleno crescimento, para dedicar-se exclusivamente ao ministério pastoral, para isso retornou aos estudos. Graduou-se Bacharel em Teologia pela FAETEL (Faculdade Teológica Logos) e em Técnico de Contabilidade pelo Centro de Ensino Ari Ribeiro Valadão Filho.
Mesmo dedicando-se integralmente ao Reino de Deus, conciliando os trabalhos da Igreja e vida particular, Pastor Baltazar ainda encontrou tempo para atuar em instituições voltadas para a evangelização e distribuição de material bíblico, tendo em vista sua influência no meio empresarial gurupiense.
Fez parte dos Gideões Internacionais por 19 anos. Neste ministério paraeclesiástico, foi eleito presidente da Instituição Local por cinco anos, exercendo as funções de secretário de Bíblia, secretário junto às igrejas e capelão.
Outra instituição paraeclesiástica que fez parte foi a ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno) onde permaneceu por cinco anos.
No IESEG (Instituto Educacional Social Evangélico de Gurupi), o Pastor Baltazar foi diretor social por 17 anos, além de atender a convites para palestras em assuntos relacionados à cidadania, conselheiro e muitas outras funções. Outro projeto que sempre apoiou foi o Amigos da Escola.
Seu conhecido dinamismo esteve presente em tudo o que se propôs a fazer em prol do Reino de Deus.
Na AD em Gurupi (TO), o Pastor Baltazar atuou como secretário, tesoureiro, superintendente da Escola Bíblica Dominical, e como pastor auxiliar, na vice-presidência da igreja. Foi idealizador da criação do departamento do Conselho Diaconal, em nível nacional, além de coordenar durante muitos anos vários cursos teológicos.
Ainda como pastor auxiliar da AD em Gurupi (TO), desenvolveu vários trabalhos evangelísticos de grande notoriedade. O mais impactante deles foi realizado em Figueirópolis (TO), onde 100% dos habitantes da cidade foram presenteados pela igreja com um exemplar da Bíblia Sagrada.
Agora, Deus retoma a história, e desde o dia 10/7/2021, o Pastor Baltazar assumiu a presidência da AD Gurupi, com a incumbência de continuar a obra do SENHOR, no lugar do saudoso pastor João da Cruz Gomes Feitosa, que esteve a frente da AD Gurupi por 21 anos.
Porto Velho – Rondônia
Com o trabalho exercido em solo tocantinense, aprouve a Deus em enviar o pastor Baltazar para assumir a presidência da Assembleia de Deus em Porto Velho – Ministério de Madureira em 01/5/2005.
Houve vigoroso crescimento da AD em Porto Velho (RO), onde o Espírito Santo, por meio do pastoreio do pastor Baltazar, fez com que o Ministério de Madureira alcançasse, em todas as áreas, níveis apenas sonhados pelos obreiros que por ali passaram.
O pastor Baltazar recebeu de Deus um profundo zelo pela Obra, o que o levou a construir muitas novas Igrejas, reforma e ampliação de outras tantas, do piso ao acabamento.
Bauru – São Paulo
Em 29 de abril de 2012, o pastor Baltazar assumiu a presidência da AD em Bauru-SP. Com sua alma evangelizadora, o pastor Baltazar conduziu a igreja em Bauru para novos níveis de crescimento. Para a cidade de Bauru, a missão dada por Deus para a igreja foi AMAR, a visão EVANGELIZAÇÃO e os valores SANTIFICAÇÃO.
Igualmente, a AD Bauru experimentou tempo de crescimento com saúde espiritual, vigor na evangelização e responsabilidade com a Igreja de Cristo. Também em Bauru muitas novas congregações foram plantadas, recuperadas, ampliadas e valorizadas. Além disso, salta aos olhos a organização administrativa promovida pelo pastor Baltazar, com a regularização do patrimônio da igreja. A AD Bauru ganhou destaque na CONEMAD-SP, sempre aumentando o número de ministros e consolidando-se entre as cinco maiores igrejas do Ministério de Madureira no Estado de São Paulo.
A relevância do trabalho foi tamanha que o Pastor Baltazar tornou-se cidadão bauruense, por iniciativa dos vereadores da Câmara Municipal de Bauru, além de inúmeras homenagens das autoridades locais.
A AD em Bauru (SP) projetou-se como a Igreja que Ama a Cidade e realizou muitas ações sociais, dentre as quais a reforma de duas Unidades Básicas de Saúde do município de Bauru, fato noticiado na Televisão Aberta, por várias emissoras, para todo o interior do Estado de São Paulo.
Mas o projeto de maior impacto na cidade de Bauru-SP foi a evangelização através dos grupos familiares – EBD nos Lares, além de retiros espirituais especialmente desenvolvidos pela igreja, que gerou grande colheita de almas para Cristo, além de cuidar dessas pessoas.
A AD Bauru, a Igreja que Ama a Cidade, passou a ser um lugar de adoração a Deus através dos cultos de celebração, de maturidade cristã, através da comunhão nos grupos familiares, de amor ao pecador, através da evangelização e de renúncia ao pecado, através da santificação. Uma igreja bíblica, curada, que faz discípulos e anuncia a volta de Jesus.